Janeiro 2010

Iates de luxo à descoberta

Polinésia FrancesaOs iates Tu Moana e Ti’a Moana são os mais recentes cruzeiros de luxo a oferecer passeios únicos pelas águas da Polinésia Francesa, com a duração de seis noites. Para desfrutar das paisagens singulares da região, estes dois cruzeiros combinam conforto e sofisticação a bordo e permitem uma jornada relaxante e atractiva para os apaixonados pelos desportos náuticos, já que é possível praticar canoagem, mergulho e caminhadas ao longo dos passeios.

Tratam-se de dois iates equipados com 30 espaçosas cabinas privativas, com capacidade para 60 passageiros e para uma tripulação de 38 pessoas, e que oferecem várias actividades, como a possibilidade de fazer tatuagens alusivas às ilhas da Polinésia Francesa, aprender danças nativas e canções tradicionais, passando por quatro ilhas: Bora Bora, Taha’a, Raiatea e Huahine.

Em Bora Bora os viajantes podem encontrar um recife e os restos do vulcão local já extinto, com os seus dois picos Monte Pahia e Monte Otemanu. Em Taha’a o destaque vai para a sua costa recortada e as suas baías recuadas e em Raiatea, também conhecida como “Ilha Sagrada”, a história e a riqueza natural juntam-se, sendo que, segundo a mitologia local, este foi habitado por vários reis ao longo dos tempos. Por fim, em Huahine a paisagem é a principal atracção turística, aliando-se à prática de actividades náuticas.

 

Tribunal confirma Valência como palco da 33ª America’s Cup

Polinésia FrancesaO tribunal de Nova Iorque decretou, na passada terça-feira, que a próxima edição da America’s Cup vai mesmo ter lugar em Valência, Espanha. O tribunal considerou Ras al Khaimah, o local sugerido por Alinghi, como inválido, confirmando, desta forma, uma “melhor de três” entre a equipa suíça e a norte-americana, BMW Oracle Racing, com início no dia 8 de Fevereiro de 2010, na cidade que foi já palco da edição de 2007.

“Mais uma vez a estratégia da BMW Oracle em tentar vencer a America’s Cup no tribunal e não na água foi bem sucedida. Pela primeira vez, na história da taça, o Defensor foi privado do seu direito fundamental de escolher o local da prova. A Société Nautique de Genève (SNG) aceita a decisão e o Alinghi está ansioso para competir pela America’s Cup na água em Valência, Espanha, em Fevereiro de 2010”, afirmou Fred Meyer, vice-comodoro da SNG.

“Isto é um grande passo em frente”, comentou Tom Ehman, porta-voz do Golden Gate Yacht Club (GGYC), “em vez de dúvidas e atrasos, o mundo da vela quer certezas. Quer ver esta competição a andar para a frente em breve e debaixo de regras justas”. A menos de dois meses do grande match, as duas equipas já estão a treinar. A BMW Oracle Racing anunciou que se encontra já a caminho de Valência, com o seu trimarã “BOR 90” (na imagem), enquanto os suíços e o “Alinghi 5” continuam a treinar em Ras al Khaimah.

 

Troféu Louis Vuitton de volta em 2010 e 2011

Polinésia FrancesaA World Sailing Teams Association (WSTA) e a Louis Vuitton anunciaram a realização de mais quatro Troféus Louis Vuitton para os próximos dois anos. Depois do sucesso da primeira edição da competição, que teve lugar em Nice, França, no passado mês de Novembro, os responsáveis pela prova promovem agora a sua realização nos quatro cantos do mundo – Nova Zelândia, Itália, Médio Oriente e Hong Kong.

A regata vai, desta forma, voltar à água já no mês de Março, entre os dias 9 e 21, sob a forma do Troféu Louis Vuitton Auckland, regressando ao local onde, em Fevereiro último, teve lugar a prova que inspirou a sua criação – a Louis Vuitton Pacific Series. De seguida, será a vez da Sardenha receber os barcos da classe AC, entre 22 de Maio e 6 de Junho. Ainda antes de 2010 terminar, de 13 a 28 de Novembro, a prova ruma ao Médio Oriente, sendo que só em Janeiro se saberá a sua localização final. O Troféu Louis Vuitton Hong Kong está já agendado para 9 a 24 de Janeiro de 2011, no entanto este é ainda um evento a confirmar.

“O Troféu Louis Vuitton está a ganhar força depois das fantásticas regatas que tiveram lugar em Auckland e em Nice em 2009 e eu acredito fortemente que 2010 será um ano ainda melhor para as nossas equipas, tripulações e apoiantes”, afirmou Paul Cayard, director da WSTA. A competição, disputada em barcos da classe AC, conta com a participação de várias equipas que foram já protagonistas da America’s Cup, como a Emirates Team New Zealand, a BMW Oracle Racing. Em prova, é também possível ver a Azzura, a TeamOrigin, a Mascalzone Latino, a Synergy, a All4One, a Aleph Sailing Team e a Artemis. Foto: Paul Todd/outsideimages.co.nz/Louis Vuitton Trophy Nice